Projeto IUPAC No: 2013-041-3-300
Por que esse assunto é tão importante?

Atualmente há uma grande demanda para se educar alunos, estudantes, profissionais e cidadãos em geral sobre a química verde e sustentável, incluindo tópicos que mostrem seu contexto, desafios e potencial no mundo todo, com ênfase nas universidades Latino-Americanas e Africanas.


Esse projeto tem como objetivo permitir que as questões verdes sejam ensinadas sob os princípios fundamentais das disciplinas de química, ao invés de ser feito de forma isolada em algumas instituições de ensino superior, propondo e discutindo diferentes abordagens adotadas em educação sustentável ao redor do mundo.


Métodos e Materiais educacionais inovadores:
quem, o quê e quando

Os módulos didáticos sobre Química Verde são planejados considerando a literatura e experiências do grupo envolvido. O desenvolvimento do currículo é constantemente avaliado de diversas formas. Por exemplo, os encontros anuais regionais e internacionais são oportunidades para analisar o progresso do nosso projeto e disseminar seus resultados para o grupo, representantes institucionais e às comunidades vizinhas na América Latina e África.

Atualização


O envolvimento de alguns membros tem sido possível desde o início do projeto, especialmente quando novas propostas didáticas foram implementadas em diversos níveis e modalidades de educação, como são os casos da Universidade Federal de São Carlos, Brasil (http://www.gpqv.ufscar.br , http://www.pnsc.ufscar.br), University of Venda, África do Sul (http://www.univen.ac.za/), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (https://ufrj.br/) Universidad Nacional de La Plata, Argentina (http://www.unlp.edu.ar/) e Pontificia Universidad Católica del Perú (http://www.pucp.edu.pe), como também na Ca’ Foscari University of Venice, Itália (http://www.unive.it/), Universidade Nova de Lisboa, Portugal (http://www.unl.pt/) e The University of York (http://www.york.ac.uk/).

Parte dessas atividades incluem:


I. Desenvolvimento de Programas de Graduação e Pós-Graduação em Química Verde e Sustentável;

II. Propostas de cursos de divulgação para o público em geral;

III. Fomento de colaborações Universidade-Indústria.